Vantagens de um site single page

Assim como em nossa vida cotidiana, a internet também lança tendências a serem seguidas. E uma delas, atualmente, é o site de uma única página, conhecido como site one page. Muito semelhante ao Feed de notícias do Facebook, esta nova maneira de apresentar o seu site pode trazer diversas vantagens para sua empresa. Para entender melhor o que é site one page, veja as dicas a seguir.

1. Velocidade de carregamento

Foram realizados estudos para saber quanto tempo cada usuário espera pelo carregamento de uma página web. O que se descobriu foi que, em média, esta espera não passa de 8,6 segundos. Alguns usuários com menos paciência desistem de abrir um link por volta dos 3 segundos. Com o site one page, todo o conteúdo passa a ser carregado de uma só vez, evitando que cada clique se torne mais tempo de espera.

2. Não existe delay

Como todo o conteúdo é carregado de forma imediata, o usuário não precisa esperar. Também existem sites one page que são carregados automaticamente de acordo com a sua visualização, ou seja, enquanto a pessoa vai rolando a barra da página. Essa dinâmica faz com que a página fique ainda mais rápida e acessível.

3. Navegação rápida e dinâmica

Com a navegação dinâmica, o site fica muito mais interativo e atrativo. Assim, é possível dar asas a sua imaginação e criatividade e elaborar um site bacana até mesmo para uma empresa séria, fazendo com que a página não seja monótona. Os cliques ainda existem, mas o tempo de espera não.

Por exemplo, para se ter uma ideia da eficiência deste novo formato, o grupo Mozilla percebeu um aumento de 15,4% nos downloads de navegadores quando a página do Firefox passou a ser carregada 2,2 segundos mais rápido.

4. Visão geral

As pessoas já não perdem tempo e a busca pela informação correta e certeira é essencial para o sucesso do seu site. Coloque as informações mais importantes no topo da página e deixe para ser mais específico no decorrer do rolamento. Muitos usuários querem apenas as respostas para suas perguntas.

5. Estética

O tão conhecido efeito parallax é uma das vantagens dos sites one page. A página fica mais atrativa, causa um lindo efeito e pode impressionar o usuário. Utilize este efeito em favor da sua empresa, não apenas para parecer algo bonitinho e “da moda”. Um exemplo interessante é a página Air Social, que ajuda a “decolar” projetos empreendedores. Você saberia dizer por que o site é visto “de baixo para cima”? Criatividade é tudo!

Com o fim do recurso Flash para as páginas na internet, devido ao posicionamento web, os sites one page permitem criar uma animação útil e atrativa, além de usar e abusar dos recursos visuais, como ícones ou imagens em “flat design”. Só é preciso ficar de olho para não criar sites muito pesados, sobretudo se seu público-alvo for usuário de tecnologia obsoleta. O Google AdWords pode te ajudar a conhecer o navegador, sistema operacional e versão de seus visitantes.

Mais vantagens do site one page

Ao criar um site one page a velocidade de carregamento pode diminuir bastante. Um estudo revelou que a cada 0,5 segundos adicionais de espera pelo carregamento, diminui em média 0,4% do tráfego. Para não ter perda de velocidade, é interessante utilizar as recomendações da Google Page Speed, pois com elas é possível aumentar de 25% a 60% a velocidade total do seu site.

Ter em mente a estética, o target e o conteúdo é muito importante ao elaborar o site da sua empresa, mas não devemos esquecer a velocidade de acesso.

Fonte: “5 vantagens para seguir a tendência e ter um site “one page” (ID7 Studio)